O coração!

Uma primeira árvore de Natal

De todas as comemorações cristãs o Natal é a mais especial pois comemora-se o nascimento daquele que deu sua vida para nos salvar, Jesus Cristo.

Vamos comemorar esta data vivenciando os ensinamentos de Cristo. O Natal tem uma magia especial, faz a gente sentir mais amor ao próximo, deixa nosso coração cheio de alegria e faz com que a união esteja mais presente dentro dos lares.

O Natal é o momento de renovar os melhores sentimentos (amor, carinho, afeto, ternura e solidariedade). É momento de agradecermos a Deus por tudo que conquistamos em nossas vidas. É momento de partilhar.

O verdadeiro significado do Natal não está nos presentes materiais que damos ou ganhamos, mas sim no amor verdadeiro que podemos compartilhar com o próximo.

A maioria das pessoas montam árvores de Natal somente para enfeitar suas casas. As lojas deixam suas vitrines magníficas para atrair mais clientes. Mas na verdade a árvore de natal possui um significado muito legal, elas simbolizam a vida.

Em dezembro no hemisfério norte, ocorre o inverno e as árvores perdem as folhas. O pinheiro é uma das poucas árvores que conseguem permanecer com suas folhas verdes. Mesmo diante da falta de esperança, da seca ou do inverno, Deus faz nascer o verde de uma nova esperança. Por isso que as árvores frondosas e cheia de enfeites simbolizam a vida.

Tenho certeza que muito de vocês, assim como eu, estão com suas árvores lindas, coloridas e iluminadas, montadas bem no centro da sala.

Todos os anos compramos novos enfeites, temos novas idéias, trocamos os laços do ano passado, investimos em luzes e em vários outros objetos decorativos. Enfim, fazemos de tudo para que nossas árvores estejam sempre lindas. Devemos agradecer por termos a chance de deixar nosso Natal alegre.

Infelizmente não são todas as pessoas que podem ter uma árvore igual a sua e a minha. Têm crianças que nunca tiveram a oportunidade de ligar um pisca pisca e deixar a emoção fazer parte desse momento. Só quem monta uma árvore e ascende as luzes entende do que eu to falando.

Conversando com minha secretária sobre a árvore de Natal que montamos em casa, ela olhou pra mim e disse que sua filha de nove anos olhou disse pra ela:

– Mãe, aqui em casa nunca teve árvore de Natal. Na casa da tia tem, da minha irmã tem e só em casa que nunca teve!

Aiii partiu meu coração. Quantas crianças de nove anos nunca tiveram nem um pinheirinho que cabe na mão?

Eu olhei pra ela com os olhos arregalados e disse “Aii compra uma árvorezinha, mesmo que pequenininha e monta com sua filha”. Ela respondeu “Mailda é tudo caro”. E eu disse “mas depende do que você compra, hoje tem de todos os preços”. E ela calou.

No final da tarde meu telefone tocou e ela me disse “Só to ligando pra contar que comprei um pinheiro de um metro e meio”. Fiquei super feliz em saber que naquela casa uma simples árvore estaria fazendo nascer mais alegria.

Em casa, antes de dormir, comentei com meu esposo (que tem um coração GIGANTE) e ele disse “amor compra um pisca pisca pra ela, não custa nada”.

Estou aqui escrevendo tudo isso com o intuito de convidar você a fazer esse exercício. Sei que muitas coisas, como bolas coloridas, fitas e enfeites usados em outros natais estão em sua casa sem utilidade alguma.

Hoje peguei as bolas que não usei na “nova” árvore, coloquei novos laços e outros enfeites que eu já tinha de anos anteriores e dei pra ela enfeitar sua primeira árvore. Ela me agradeceu dizendo:

– Mailda, não tenho como agradecer, nunca ninguém fez isso pra mim”.

As coisas são tão simples e fáceis. Com pequenos gestos contribuímos para que uma história tenha um significado diferente.  O que não é tão importante para uns, para outros é a solução de um problema.

Vamos contribuir para que o Natal tenha mais vida, para que as família se tornem unidas e para que as crianças tenham a chance de sentir a magia que o Natal transmite.

Amor, paz e solidariedade: os três presentes que devemos distribuir a todos no Dia de Natal. Que neste Natal possamos estar com as pessoas queridas, vivendo momentos de paz, amor e muita alegria.

Que o verdadeiro espírito do Natal possa se espalhar por todos os dias do ano. Quando isto acontecer, teremos uma sociedade mais justa, fraterna, solidária e humana.

Que Deus abençoe cada lar e cada família. Que o Espírito Santo faça renascer em nossos corações mais paz.

Deixe um comentário